O Dia  -  Geral  -  pg. 11  -   23/9
Cotas do Rio para todo o País

Vagas na Uerj, Uenf e Uezo podem ser reservadas para toda a rede pública

As cotas de vagas nas universidades públicas estaduais do Rio podem ser estendidas para estudantes da rede pú-blica de todo o País, de acordo com projeto de lei encaminhado sexta-feira pelo governador Sérgio Cabral à Alerj. Conforme O DIA noticiou em abril, a proposta - já em execução - também prevê a extensão do período de distribuição das bolsas-auxílio entre os alunos aprovados nos vestibulares da Uerj, Uenf e Uezo. A previsão é que a nova lei passe a valer em 2009.

A bolsa-auxílio para os cotistas - hoje de R$ 250 - será paga até a formatura, e não apenas no primeiro ano de curso. Para facilitar o ingresso dos recém-formados no mercado de trabalho, o estado também pretende oferecer empréstimos a eles. Neste caso, o dinheiro teria que ser usado na abertura do próprio negócio, como consultórios.

Durante o curso, os cotistas também teriam prioridade nas vagas de estágio nas repartições públicas estaduais. O projeto de lei ainda precisa ser aprovado na Alerj, mas não há data para a votação. Se forem aprovadas, as novas regras serão aplicadas até 2018.


Topo     Imprimir      Volta