Folha Dirigida  -  Educação  -  pg. 06  -   11/9
Alunos cotistas da Uerj terão bolsas durante todo o curso

Os alunos da Uerj com matrícula ativa que ingressaram por meio do sistema de cotas terão direito a uma bolsa mensal de R$ 250 ao longo de toda a graduação. A medida é válida para estudantes que ingressaram a partir de 2003. Essa é uma antiga reivindicação dos universitários, que foi viabilizada agora por conta da Lei 5.230, sancionada pelo governador Sérgio Cabral em abril deste ano.

A discussão acerca da necessidade do auxílio estudantil veio à tona com as dificuldades enfrentadas por muito estudantes carentes, que embora tivessem conseguido uma vaga na universidade pública, não conseguiam arcar com os gastos de material, transporte, alimentação, entre outros. Para cumprir os termos da legislação, o governo fará o repasse orçamentário suplementar de R$ 7 milhões.

A negociação para implantação de um sistema de bolsas que atendesse a esse grupo de alunos durante todo o curso aconteceu entre a reitoria e o governo. Parte do texto da lei sancionada pelo governador deixa claro a obrigatoriedade de um programa de apoio ao estudante cotista declarado carente. Antes, as bolsas eram concedidas apenas no primeiro ano de estudos do aluno.

Com as recentes políticas de inclusão no ensino superior público como um todo, a demanda por mecanismos de assistência estudantil aumentou consideravelmente. No caso da Uerj, a Sub-reitoria de Graduação (SR-1) espera efetuar os pagamentos dos valores das bolsas referentes ao mês de agosto, a partir da próxima semana, no dia 15. 


Topo     Imprimir      Volta