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Professor da UnB defende cotas para pós-graduação
JB Online

José Jorge de Carvalho acredita que as cotas são fundamentais para combater o racismo no Brasil

Os 120 anos de abolição da escravidão, comemorado no último dia 13 de maio, reacendeu o debate das cotas raciais, principalmente nas universidades. Um grupo de acadêmicos pró-cotas entregou, naquele mesmo dia, no Supremo Tribunal Federal (STF), um manifesto em defesa da justiça e constitucionalidade das cotas. Entre os signatários do manifesto, está o professor de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), José Jorge de Carvalho. Autor do livro Inclusão Étnica e Racial no Brasil, ele acredita que as cotas são fundamentais para combater o racismo no Brasil. Defende, também, a criação de cotas para alunos de baixa-renda e oriundos de escola públicas.

"Aí teremos de fato uma universidade racialmente integrada, democrática e popular", acredita.

Surgiu a idéia de implementar o sistema de cotas na UnB?

O projeto foi conseqüência de um incidente racial que ocorreu em 1998, quando um aluno do doutorado de antropologia, Arivaldo Lima Alves, foi reprovado de maneira controversa em uma matéria obrigatória, sendo que ele era um aluno brilhante e tinha tirado nota dez em todas as outras. Ficou claro que não dava para aceitar aquela reprovação. Constatamos que ele era o primeiro aluno negro em 20 anos de doutorado na UnB e que ninguém tinha sido reprovado, até então, naquela matéria. O caso Ari, como ficou conhecido, rendeu dois anos de processo. Em novembro de 1999, eu e a professora Rita Segato, propomos o sistema de cotas na instituição. Se era tão difícil manter um aluno negro ali dentro porque o ambiente era hostil, pensamos em colocar vários.

Alegam que as cotas podem gerar tensão entre os alunos cotistas e não-cotistas. Existe, de fato, esse conflito?

Eu não tenho visto isso. Sempre existiram casos de discriminação. A vantagem das cotas é que elas evidenciam a discriminação que costumava ficar tapada porque o corporativismo dos professores é intenso. A UFRJ usa muito esse argumento. Diz que as cotas vão tensionar os campos porque vai racializar. Já chegaram a falar de Ruanda. Não vimos ainda ninguém sendo assassinado em universidades que tem cotas, nem levando pauladas.

m hoje na UnB casos de alunos vítimas de professores racistas?

Tivemos dois casos sérios. Um na sociologia e outro na pós-graduação de Ciência Política. Esse último foi amplamente divulgado. O professor Paulo Kramer foi punido pela universidade por que usava a palavra crioulada frequentemente na sala de aula. Ele prometeu a um aluno que chamou sua atenção que não faria mais isso, mas continuou. Teve também um caso de um professor da sociologia que foi acusado pelos alunos de fazer referências racistas durante a aula. Esses incidentes mostram uma mudança de comportamento dos alunos que não apóiam mais essas atitudes racistas. O caso Ari foi mais dramático porque não tivemos mobilização dos alunos.

Qual a perspectiva para o fim do racismo na universidade?

O racismo não vai acabar em poucos anos porque ele é secular. A diferença é que, agora, com as cotas, trabalhamos para ter uma geração integrada racialmente. As pessoas que tiverem essa experiência na universidade vão diminuir o seu racismo. Os brancos que tiverem colegas negros, não serão racistas como os que não tiveram porque vão conhecer a história e o sofrimento de quem é negro.

Ao invés de tensão, o senhor acredita que as cotas são ferramentas para acabar com o racismo?

Acho que é o primeiro passo. As razões das cotas para mim, é o anti-racismo. A capacidade que elas têm de questionar o racismo. Não adianta você falar de racismo e só estar no meio de brancos. O sentido é ter negros e brancos juntos debatendo o tema.

O que o senhor acha do argumento de que as cotas deveriam ser sociais?

O argumento é frágil. Se você tem um argumento, mas as evidências dizem outra coisa, você tem que ter a humildade e a grandeza de reconhecer que seu argumento não se sustenta mais. Não saiu o mapa da desigualdade racial do Ipea? A desigualdade racial é clara. Ela existe no trabalho, na educação e na saúde. Então é claro que só as cotas sociais não resolvem. Desigualdades diferentes, precisam de cotas diferentes. Ou você intervém, ou você é conivente. Não tem uma terceira opção. Quem não oferece cotas e nenhuma outra alternativa, é conivente com a desigualdade racial.

O que o senhor acha do argumento de que o rendimento do aluno cotista é mais baixo?

A meritocracia é um argumento forte. Dizem, principalmente a USP e a Unicamp, que vai cair a qualidade da universidade. No entanto, um estudo que fizemos na USP, UnB e Uerj mostra a relação da nota do estudante no vestibular e rendimento no curso. Sabe qual a conclusão? Não existe nenhuma relação. O estudante que passou em 1° no vestibular, pode ser o 20º da turma. O que passou em 20º na seleção, pode ser o primeiro no curso. O estudo mostrou que 300 vestibulandos de medicina da USP não entraram no curso por conta de um milésimo. Poderiam estar fazendo o curso normalmente, só não entraram porque o gargalo é estreito demais.

Se as cotas são necessárias para pagar uma dívida histórica, quanto tempo vamos levar para pagá-la?

Eu já fiz uma simulação dessa e os números são assustadores. Fiz em relação aos professores negros. Porque ensino superior não é só graduação. É o mestrado, o doutorado, a docência e a pesquisa. Se você juntar a exclusão racial em todos esse segmentos, nós atravessaríamos esse século inteiro e continuaríamos sendo um dos países mais excludentes do planeta. Vamos, com certeza, precisar de mais de um século. O número de professores negros na USP não chega a 1% do corpo docente. Pelos meus cálculos, seria necessário 145 anos para a USP ter 2% de docentes negros. Mas como esse é um cálculo que patina, ela nunca ultrapassará 1% se não for pelo sistema de cotas.

Então o senhor é a favor de cotas também na pós-graduação?

Imediatamente. O mestrado está virando um vestibular. Na Faculdade de Educação tinha, um dia desses, mais de mil candidatos concorrendo a 140 vagas no mestrado e doutorado. Tem que acabar com a entrevista porque ela é muito subjetiva. Invariavelmente existem estudantes negros que são reprovados na entrevista. Essa, com certeza, é a fase em que eles voltam para casa. Nunca foi discutida a subjetividade da entrevista, mas agora estão reconhecendo.

Existem vários critérios para determinar se um estudante deve ou não ser beneficiário de cotas. Qual a avaliação mais justa na sua opinião?

A auto-identificação confrontada. O grupo inteiro dos cotistas deve ter o direito de se reconhecer no mesmo dia, quando entram. O grupo deve se reunir e se olhar. Queria ver se assim algum branco teria a cara-de-pau de dizer que é preto ou pardo. Essa é uma maneira de politizar a auto-identidade e não apenas transferir a responsabilidade para uma comissão. Eu quero que o indivíduo tenha a responsabilidade de dizer que é negro. Que ele seja confrontado pela sua mentira. Porque um estudante negro sabe quem é o outro negro que é vítima de preconceito. A idéia não é sair punindo, mas politizar.

Por que muitos podem, mas não concorrem pelas cotas?

Porque o racismo é grande e leva as pessoas a terem problemas com sua própria identidade. Temos que fazer uma campanha para mudar essa mentalidade.

Faltam políticas públicas para os estudantes cotistas?

Falta permanência. Eles precisam ter apoio integral. As cotas devem ser um projeto de Estado. O Ministério da Educação tem que estimular a universidade a ter uma meta de inclusão racial. E deve privilegiar as que têm. Cada universidade deve ter autonomia para decidir como vai fazer, mas ela tem que ter o bônus ou o ônus pelo caminho que escolher.

O incêndio nos apartamentos dos estudantes africanos da UnB foi uma atitude racista?

Com certeza. Eles sentem-se segregados e isolados. Pelos alunos e professores. Mais pelos professores.

No Brasil, o negro de classe média também é vítima de racismo?

É absurdo dizer que não. Todos os negros da classe média que eu conheço sofrem racismo diariamente. É um racismo diferente. Acontece nos supermercados, nas lojas, nos bancos, nos casamentos interraciais.

Se o racismo é fruto da ignorância, porque ainda é tão presente no meio acadêmico?

É a grande pergunta. O docente vive em um mundo segregado. O mundo acadêmico é como se fosse um apartheid. Eu já fui a uma reunião no CNPq, onde havia 250 pesquisadores e apenas um negro. É um mundo que está começando a mudar pela graduação. Por causa das cotas.

O senhor acha que é utopia acreditar que o racismo pode acabar?

De jeito nenhum. Podemos não chegar a 100%, mas podemos avançar. Para isso, é preciso colocar os negros em cargos decisórios. Tem que ter juiz, médico, ministro e presidente da República negro. As cotas levam a isso porque é por meio da educação superior que você pode galgar altos postos. É uma esperança de ascenção social.


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