O Globo  -  On line  -  pg.   -   3/4
Cotistas deverão receber bolsa de estudo durante toda a universidade

RIO - Estudantes cotistas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) passarão a receber bolsas de estudo durante todo o período em que estiverem cursando a faculdade e não apenas durante os dois primeiros semestres. É o que prevê o projeto de lei, de autoria do deputado licenciado Carlos Minc (PT), aprovado em segunda instância, nesta quarta-feira, pela Assembléia Legislativa do Rio. 

A proposta inclui um dispositivo na Lei estadual que criou o sistema de cotas para estudantes da rede pública, negros e pessoas com deficiência, reforçando que o auxílio, pago aos alunos apenas durante os dois primeiros semestres, deverá ser oferecido, obrigatoriamente, durante todo o período do curso. Atualmente, os alunos cotistas da Uerj recebem bolsa de R$ 193 mensais, enquanto os alunos da Uenf recebem R$ 214.

Segundo Minc, o projeto de lei busca assegurar continuidade ao programa de apoio conferido ao estudante cotista como forma de estimulá-lo a obter resultados satisfatórios nas atividades acadêmicas de graduação, bem como sua permanência na instituição. O deputado enfatiza que a demanda com material didático, alimentação e transporte exige mais gastos por parte daqueles que pretendem concluir seus cursos.

-  A manutenção de um estudante na universidade, de forma em que se veja garantida a conclusão de seu curso de graduação, demanda um nível de investimento financeiro que a maioria das famílias fluminenses tem dificuldade de fazer - defendeu ele

O projeto será enviado para a apreciação do governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar a norma.


Topo     Imprimir      Volta