O Fluminense  -  On line  -  pg.   -   19/3
ProIniciar garante a cotistas permanência na universidade

Para evitar a evasão escolar dos alunos cotistas, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) criou o Programa de Iniciação Acadêmica (ProIniciar). A proposta é apoiar os estudantes durante o primeiro ano da universidade e garantir ao aluno a permanência na instituição através de uma bolsa de iniciação acadêmica.

Todos os alunos que ingressam por meio das cotas estão automaticamente incluídos no ProIniciar. Após as reuniões de acolhida destes estudantes – que este semestre acontecem na próxima semana, entre os dias 25 e 27 de março - cada aluno opta pelas atividades estruturadas pela Uerj. Os estudantes precisam cumprir uma carga mínima de 105 horas por semestre, sendo 15 horas para a orientação acadêmica e as outras 90 horas nas atividades disponíveis.

De acordo com a diretora do Departamento de Projetos Especiais e Inovações (DPEI), no qual o ProIniciar está inserido, Hilda de Souza, esse é um mecanismo de redução das desigualdades sociais e principalmente de inserção desses novos alunos. A diretora enfatiza que as atividades são bastante diferenciadas, e que é comum os alunos optarem em distribuir a carga horária mínima exigida entre as três atividades. 

Governo do Estado do Rio de Janeiro


Topo     Imprimir      Volta