JC E-mail  -  On line  -  pg.   -   5/9
Ministro reforça a importância da política de cotas

O ministro da Educação, Fernando Haddad, participou nesta segunda-feira, em SP, do ciclo de debates Ações Afirmativas: Estratégias para Ampliar a Democracia

Organizado pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e pela PUC/SP, o evento tem como objetivo promover a interlocução entre governo federal e instituições públicas e privadas sobre ações afirmativas para a superação da discriminação racial.

Haddad falou sobre a importância da política de cotas, implementada em 38 universidades públicas, independentemente da aprovação, na Câmara dos Deputados, de projeto de lei que reserva vagas a estudantes de escolas da rede oficial em universidades públicas.

O ministro destacou os resultados positivos obtidos pelos alunos cotistas em provas como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"Todas as previsões catastrofistas de que os cotistas reduziriam a qualidade do ensino superior estão sendo desmentidas pelo desempenho desses alunos", disse.

Ainda segundo Haddad, mesmo que a reserva de vagas causasse prejuízo acadêmico, as universidades estariam resgatando uma dívida histórica com o povo.
 
 


Topo     Imprimir      Volta