Povo  -  Show do Rio  -  pg. 09  -   20/7
Até que enfim! Benefício para filhos de policias e bombeiros

A semana foi decisiva para o futuro da educação dos filhos de bombeiros e policiais. A partir da determinação da Lei 5.074/07, baseada num Projeto de Lei criado em 2003, de autoria do deputado Álvaro Lins (PMDB) e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo, na última quarta-feira, onde é acrescentado o direito ao sistema de cotas nas universidades públicas para os filhos de policiais civis e militares, bombeiros, Forças Armadas e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.
Antes o benefício das cotas era direcionado apenas para os portadores de deficiência ou minorias étnicas, e de acordo com o parlamentar, estender o benefício aos filhos de trabalhadores destas categorias tem como objetivo preencher boa parte dos 5% de vagas disponíveis pelo sistema que não são usadas pelos outros beneficiados.

- Segundo dados levantados, apenas 44 candidatos se inscreveram para as 280 vagas oferecidas aos deficientes e aos negros, em 2005, e somente 15% das vagas reservadas foram aproveitadas. Dessa forma, os órfãos ocupariam as vagas ociosas que hoje não são utilizadas - explicou Lins.


Topo     Imprimir      Volta