O Globo  -  Cartas dos Leitores  -  pg. 06  -   2/6
Nota máxima

O ensino universitário brasileiro chegou ao fundo do poço. É estarrecedor o índice: mísero 1% das faculdades avaliadas pelo MEC obteve um bom conceito. Que espécie de profissionais teremos por aí? De 3.854 faculdades, somente 45 atingiram um nível de qualidade, o que realmente é muito pouco pela quantidade absurda de estabelecimentos de ensino universitário.
Creio que, num futuro próximo, a situação tende a piorar, haja vista as aprovações automáticas nos ensinos fundamental e médio da rede pública, somadas ao sistema de cotas etc.

CHARLES MARCEL PAIXÃO MILNER (por e-mail, 1/6), Rio das Ostras, RJ


O Enade 2006 foi o primeiro em que foram avaliados os que ingressaram na universidade e concluíram o curso pelo sistema de cotas.
Os resultados foram excepcionais. Excetuandose os cursos da área de comunicação, em que o boicote dos estudantes ao exame é grande, os cursos da uerj receberam um conceito 4 e, todos os demais, 5. Os que divergem do sistema de cotas perderam um de seus argumentos mais caros: que o sistema de ingresso por cotas seria prejudicial à qualidade de ensino da Uerj.

HENRIQUE GARCIA SOBREIRA (por e-mail, 1/6), Rio


Topo     Imprimir      Volta