Folha Dirigida  -  On line  -  pg.   -   16/1
Uerj divulga resultado do recurso para adesão ao sistema de cotas

A coordenação do vestibular Estadual 2007, organizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), divulgou o resultado dos recursos contra a avaliação socioeconômica dos candidatos que vão concorrer ao vestibular 2007 pelo sistema de cotas. Em dezembro, esses candidatos recorreram da decisão que não os enquadraram no sistema de cotas do vestibular. Os estudantes que tiverem o pedido negado irão concorrer a uma vaga entre os não-cotistas.

Os inscritos para a Uerj e para a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) terão que aguardar mais um pouco para saber como foram nos exames discursivos. As notas destes candidatos serão liberadas no dia 19 de janeiro. Aqueles que discordarem do resultado poderão pedir revisão, nos dias 23 e 24 de janeiro, no Balcão do Vestibular. O valor da taxa de revisão de cada disciplina é R$18,50, o mesmo dos inscritos para as Academias Militares. A divulgação das notas da revisão e a lista de classificados está prevista para o dia 6 de fevereiro.

Os convocados para a Uerj deverão realizar a matrícula nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro. Para isso, será necessário apresentar a seguinte documentação: diploma ou certificado de conclusão do ensino médio ou, na impossibilidade de apresentação desses documentos, certidão ou declaração equivalente, conforme o modelo abaixo (original e fotocópia autenticada); documento de identificação (original e fotocópia); título de eleitor, obrigatório para os maiores de 18 (dezoito) anos (original e fotocópia); prova de quitação com o serviço militar (original e fotocópia), para candidatos do sexo masculino; CPF (original e fotocópia).

Para os candidatos classificados pelo Sistema de Cotas será preciso apresentar ainda mais alguns documentos, além dos mencionados acima. No caso do que optaram pelas cotas da rede pública de ensino, além daqueles exigidos acima será preciso apresentar ainda os históricos escolares que comprovem que o candidato tenha cursado integralmente todas as séries do 2º ciclo do ensino fundamental (5ª a 8ª série) em escolas públicas de todo o território nacional e, ainda, todas as séries do ensino médio em escolas públicas municipais, estaduais ou federais situadas no Estado do Rio de Janeiro. Os históricos escolares deverão indicar a Unidade Federativa na qual se localiza a instituição de ensino cursada, bem como caracterizar claramente e por extenso, no nome da instituição, o fato de esta ser pública municipal, estadual ou federal; os comprovantes oficiais que indiquem que a instituição é pública municipal, estadual ou federal, caso os históricos escolares não apresentem o nome das instituições de ensino por extenso, ou a clara referência da condição pública da instituição.

Para os candidatos pela cota para alunos negros, será preciso além dos documentos acima apresentar a autodeclaração específica, conforme o o modelo apresentado no manual do candidato. Para os que optaram pela cota para pessoas com deficiência ou, nascidas no Brasil, pertencentes a povos indígenas, além daqueles exigidos terão ainda que apresentar, no caso, para pessoas com deficiência – laudo médico fornecido por instituição pública de saúde, com parecer descritivo da deficiência, nos termos do Código Internacional de Doenças – CID e de acordo com as determinações estabelecidas pela Lei Federal nº 7853/1989 e pelo Decreto nº 3298/1999; e para pessoas nascidas no Brasil e pertencentes a povos indígenas – autodeclaração específica, conforme o seguinte modelo apresentado no edital.

Militares - Já está disponível a lista de convocados para os exames complementares realizados pelas Academias de Polícia e de Bombeiros. Os arquivos com a classificação final estão anexados abaixo, mas quem preferir pode fazer a consulta individual no site www.vestibular.uerj.br, através número de inscrição. Também foi liberado o resultado dos pedidos de revisão de notas, recebidos nos dias 4 e 5. As listas com as notas finais também estão anexadas abaixo.

A apresentação dos convocados para a Academia de Bombeiros está marcada para terça, dia 16.  O calendário das corporações militares é diferenciado porque os classificados nos vestibulares são submetidos a exames complementares.

Concorrência - O vestibular Estadual 2007 reúne 31.824 inscritos na segunda fase. São 28.653 candidatos para a Uerj, 1.322 para a Uenf e 1.849 para as academias da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Na Uerj, o curso mais concorrido é Medicina, que tem 33,89 candidatos por vaga (c/v). Em seguida estão Jornalismo, com 16,84, e Desenho Industrial, com 15,94 c/v.

Na Uenf, a disputa mais acirrada é em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, que registrou 8,35 c/v. A segunda opção mais disputada é Medicina Veterinária, com 4,55 c/v, e a terceira é Engenharia de Produção, com 4,32. Para as vagas de oficial da Polícia Militar, a concorrência é de 18,44 inscritos por vaga, e para oficiais do Corpo de Bombeiros, de 13,95.


Topo     Imprimir      Volta